O Manifesto da Mandioteca é um chamado aberto aos chefs, cozinheiras(os) e estudantes de gastronomia a conhecerem a diversidade de farinhas de mandioca existentes no Brasil e, também, para utilizarem regularmente esse ingrediente nas suas preparações, sempre indicando a origem da farinha nos seus cardápios.
Nós acreditamos que a farinha de mandioca alimenta o corpo e a alma.
Respeitamos os povos indígenas que a domesticaram e a transformaram de planta venenosa em salvação da vida.
Acreditamos que a farinha de mandioca é cultura, tradição, afeto e memória.
Temos a urgência de valorizar esse ingrediente símbolo do Brasil.
Entendemos que criar alimentos com a farinha de mandioca é uma forma de proporcionar inclusão, sustentabilidade e saúde.
Valorizamos o poder transformador exercido por chefs de cozinha para desenvolver novas receitas e dar visibilidade a ingredientes muitas vezes esquecidos.
Desejamos que a Mandioteca seja uma plataforma para conectar o campo à mesa com o devido protagonismo das comunidades produtoras de farinha.
Temos convicção de que, por meio da Mandioteca, estaremos incentivando valores fundamentais para a melhoria do nosso país.
Por mais farinha de mandioca e menos panko na mesa dos brasileiros!
Vamos juntos?
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.